ModLoader: como instalar um mod no Minecraft

ModLoader: como instalar um mod no Minecraft

Se há uma característica em Minecraft que é tão famosa quanto o fato do game ser feito de blocos virtuais, é a enorme quantidade de mods criados para ele – um número que aumenta a uma taxa incrível a cada dia que passa.

Infelizmente, o processo de instalação desses mods não é tão fácil quanto muitos gostariam, uma vez que apenas uma ínfima porcentagem deles conta com instaladores. Para a maioria dos casos, é necessário modificar arquivos do sistema do próprio Minecraft, com a ajuda de ferramentas especiais.

Para aqueles que já estão com um frio na espinha com a possibilidade de fazer algo errado e estragar seu jogo, basta seguir este tutorial do Tecmundo, que vai ensinar como fazer todo o processo sem medo.

Importante: nem todos os mods de Minecraft seguem o mesmo sistema de instalação. Alguns precisam que você utilize outros programas semelhantes ao ModLoader ou mesmo não necessitam de ferramenta alguma. Mas este passo a passo foi criado para ajudar na grande maioria dos casos.

Pré-requisitos

ModLoader: como instalar um mod no Minecraft

  • WinRAR (ou outro compactador de arquivos de sua escolha)

ModLoader: como instalar um mod no Minecraft

Preparando o Minecraft

Para conseguir instalar um mod, é necessário primeiramente chegar até os arquivos do Minecraft, que normalmente ficam escondidos em uma pasta oculta do sistema chamada “AppData”. É importante avisar que o local que você vai acessar contém arquivos importantes para o funcionamento de vários outros programas; logo, certo cuidado é necessário.

ModLoader: como instalar um mod no Minecraft

Dado o recado, acesse o Menu Iniciar, digite “%AppData%” (1) no campo de pesquisa e, nos resultados da busca, clique no item “Roaming” (2) para que uma nova janela seja aberta. Aqui, você vai encontrar a pasta “.minecraft”, que contém todos os arquivos do game.

Antes de prosseguir com a instalação, é extremamente importante que você faça uma cópia de segurança do “.minecraft”. Isso porque apagar essa pasta e colar uma versão “limpa” dela é a melhor forma de se livrar de um mod, além de ser uma garantia caso alguma alteração dê errado e danifique o Minecraft.

ModLoader: como instalar um mod no Minecraft

Feita a cópia, o próximo passo a ser seguido é acessar o .minecraft > bin e encontrar o item “Minecraft.jar”. Clique nele com o botão direito e, no menu de contexto, escolha Abrir com > WinRAR archiver como mostrado na imagem acima. Isso faz com que uma janela contendo todos os arquivos do programa seja aberta.

ModLoader: como instalar um mod no Minecraft

Agora, abra o ModLoader (não importa se ele está descompactado ou não) e copie todos os seus arquivos para a pasta do “Minecraft.jar” (1). Caso o WinRAR exiba uma janela com opções de compressão, apenas pressione “Ok”. Por fim, delete a pasta “META-INF” (2) para que seu Minecraft esteja pronto para receber o novo mod.

Instalando o mod

Depois do longo processo descrito acima, vem a parte que pode ser tanto a mais fácil quanto a mais difícil: instalar o mod no Minecraft. Isso porque cada uma dessas modificações precisa que você copie arquivos para pastas específicas do game, de acordo com o que ela vai alterar.

Normalmente, os arquivos dos mods estão separados em pastas de nome igual ao local para onde eles devem ser copiados. Em outros casos, o programa vem com um bloco de notas contendo instruções específicas para sua instalação. Mas, como não há uma regra específica, você vai precisar usar a cabeça.

Desativando um mod

Embora seja possível desinstalar um mod encontrando cada um de seus arquivos e deletando-os, o mais recomendado, como dito anteriormente, é apagar a pasta “.minecraft” e substituí-la pela cópia de segurança feita no começo deste tutorial.

…..

Seguindo todos esses passos, você não deve ter grandes problemas para instalar um mod no Minecraft. Entretanto, é bom avisar que manter muitas modificações simultaneamente no game não é nada recomendável, pois isso pode causar perdas de desempenho, problemas de travamento e erros de compatibilidade entre eles. Assim, o melhor é deixar apenas os seus favoritos ativados.

por João Gabriel Postado em Mods

2 comentários em “ModLoader: como instalar um mod no Minecraft

  1. quando eu vou na pasta bin no meu minecraft só tem uma pasta escrito backups,ai eu clico e só aparece outra pasta escrito temp,se eu clico na pasta temp ela está vazia,me ajudem,meu minecraft é pirata e o launcher dele é o kainett,pvf!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s